STICONCIMO

Em 23 de maio de 1937, nascia na cidade de Campos dos Goitacazes, a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, sob a liderança do sindicalista, Manoel Machado (falecido), ficando a frente da Entidade por 6 anos. Em 1943 assumiu a associação, o segundo presidente, Juliano Passos Nunes (falecido), administrando a associação por mais ou menos 25 anos.

            A Associação passou por vários processos transformadores devido ao progresso industrial e em 23 de fevereiro de 1946, através de uma portaria do Ministério do Trabalho em Brasília, foi transformado em Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário. Muitas foram às lutas, mas os grandes desafios ainda estavam por vir. Em 1994 assumi o sindicato o terceiro e atual presidente, José Carlos da Silva Eulálio, e a entidade experimenta até hoje, grandes vitorias no ramo da Construção Civil, junto aos seus associados.

            O Sindicato está enquadrado no terceiro grupo e apostilado a sua extensão de base como Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário, de Ladrilhos, Artefatos de Cimento, Mármores e Granitos, Cerâmica de Vimes, Marcenaria e Carpintaria, Estradas, Pontes, Portos e Canais, Cimento, Cal e Gesso e Minerais não metálicos de Campos dos Goitacazes, Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.